Bartender Pretinho Cereja – Dando um Gás na Vida

Sobre o amigo bartender Pretinho Cereja, hoje, dia 1 de Março de 2023 fecha o Mês da História Negra, e iremos contar a trajetória inspiradora de Douglas Henrique, o Pretinho Cereja, líder de equipe no bar Ooz Club (Antigo Garoa de Ipanema) no Rio de Janeiro, professor do Coquetela Rio e um verdadeiro exemplo de empoderamento e inspiração para todos no setor de bares e restaurantes.

Cereja tem 26 anos e atua na área de bar há sete anos. Seu início de carreira foi bastante inusitado, já que ele começou como servente de pedreiro durante a construção do Alice Bar, localizado no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua dedicação e proatividade chamaram a atenção de seus superiores, e antes mesmo da abertura do bar de três andares, ele foi convidado para integrar a equipe junto com Walter Garin e Igor Renovato.

Hoje, Douglas considera sua profissão uma ferramenta para aprender a lidar com pessoas, respeitar o próximo, trabalhar em equipe e até mesmo aprender novos idiomas. Fizemos algumas perguntas para Douglas.

 

Por que você gosta de Campeonatos?

Participar de competições na Coquetelaria é uma oportunidade para aprimorar suas habilidades, criar novas receitas, ganhar experiência e apresentar seus coquetéis aos jurados. Além disso, as competições podem impulsionar seu crescimento profissional e abrir novas oportunidades dentro do mercado de bebidas. É importante ressaltar que, para participar de competições, é fundamental já ter conhecimento prévio da família de coquetéis e estar preparado para enfrentar desafios e superar limites.

Quais prêmios você conquistou até o momento?

Durante minha trajetória, tive a honra de ser reconhecido pelos prêmios Veja Rio de Bares e Restaurantes, de 2017 a 2022, nas categorias de melhor bar de drinks, melhor Gin Tônica e referência da coquetelaria do Rio de Janeiro.

Em 2021, participei do Campeonato da Cachaça 7 Engenhos no Dia Nacional da Cachaça e fiquei em segundo lugar entre 30 competidores.

No ano seguinte, em 2022, participei do Campeonato Campari Bartender Competition, onde competi com 305 profissionais e fui selecionado como semifinalista, ficando entre os 15 melhores bartenders.

O que é o projeto ”Coquetela Rio”?

O Coquetela Rio é um projeto social da Secretaria da Juventude do Rio de Janeiro, o qual fui convidado pelo Gabriel Lyra e Mariana Burity para fazer parte da equipe e atuar como professor para jovens das comunidades periféricas da cidade.

Qual Coquetel você mais se orgulha de ter feito?

Ao criar meus coquetéis, sempre considero a percepção dos outros e o conceito que desejo transmitir por meio da bebida. Um exemplo de criação de sucesso que gostaria de ver mais difundido é o Encruza Negroni, que desenvolvi durante o Negroni Week de 2022. Esse coquetel tem uma complexa combinação de sabores, criando um degradê atraente com o amargo do Campari e o doce do licor de cereja, lembrando outro clássico coquetel, o Cardinale. Além de ser uma bebida deliciosa, é fácil de reproduzir, tornando-se um sucesso garantido em qualquer bar.

Atualmente, meu objetivo é ampliar a divulgação e popularidade do Encruza Negroni. Esse coquetel é muito elogiado tanto pela sua apresentação visual  (que o tornou uma das melhores NFT’s do Negroni Week de 2022), quanto pela complexidade de sabores.

 

Bartender Pretinho Cereja e NFT de seu coquetel Encruza Negroni. Foto por Nubra Fasari.

 

Douglas está há 6 anos no Garoa Bar , atualmente Ooz Club, onde somos presentes com o sistema Preshh, então minha última pergunta foi:

 

O que você acha do nosso sistema de gaseificação?

Essa ferramenta é uma verdadeira salvação para todos os bartenders. A praticidade e o baixo custo que a  Preshh proporciona, contribui para a melhoria do custo médio de vendas e mantém o padrão da produção. Parábens à equipe da Preshh pelo projeto inovador e pela contribuição para o setor de bares e restaurantes no Brasil.

 

É importante destacar que Douglas Henrique, além de ser um profissional talentoso na área de bar, é também um homem negro que faz parte da história da comunidade negra no Brasil. Aproveitando a ocasião do Mês da História Negra, que é celebrado em fevereiro, é relevante ressaltar a importância de personalidades como Douglas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

É importante lembrar as conquistas e lutas do povo negro ao longo da história, além de promover a conscientização sobre a importância da igualdade racial. Nesse sentido, Douglas Henrique representa um exemplo inspirador de superação e sucesso profissional, mostrando que, apesar dos desafios e preconceitos enfrentados diariamente, é possível alcançar os objetivos e contribuir para um mundo mais igualitário.

Sua trajetória no mundo dos bares e a qualidade do seu trabalho, aliadas ao seu protagonismo na luta contra o racismo e a discriminação, são um verdadeiro exemplo de empoderamento e inspiração para todos. Assim, celebrar o mês da história negra é também enaltecer figuras como Douglas Henrique, que representam a força e a determinação da comunidade negra em busca de seus direitos e reconhecimento.

COMPARTILHE

Quer receber novidades por e-mail?
Preencha o formulário abaixo:

Fique atualizado e por dentro de todas as notícias e novidades do mundo dos carbonatados e como manter seu negócio competitivo.
Form site Preshh
YOU MIGHT LIKE ALSO

Inovar com Preshh

Inovação é sem dúvida um dos pilares fundamentais para garantir um maior alcance e sucesso no ramo de bares e restaurantes. A premiadíssima Jessica Sanchez sabe muito bem disso e, por isso, descobriu como inovar com Preshh em seu negócio.

Mais agilidade nos serviços de bar e eventos

A rotina nos serviços de bar é sempre agitada e o tempo quase nunca está ao seu lado. Ainda mais quando as operações envolvem eventos ou festas do tipo Open Bar.

Como otimizar sua operação de bar

Desde que Preshh passou a ser usado nos serviços de bar do Pici, os bartenders logo perceberam seus benefícios. Magno foi um deles, onde viu como a Preshh melhorou o quesito maceração das bebidas.